Introdução 08/09/2013
> A religião é muito mais do que uma questão de escolha pessoal. É um sistema fascinante que tem marcado a história da humanidade desde seus primórdios.
> Desde as civilizações mais primitivas até a civilização pós-moderna a di hoje.
> Para a religião te sobrevivido a tantas gerações duas coisas é preciso. Um MODELO e um PADRÃO. MODELO O DE MOISES, PADRÃO AS LEIS.
Tema; Quebrando paradigmas. ( MC 5: 21-24 e 35-43)
> O que é paradigma? Paradigma significa modelo, um padrão a ser seguido.
Textualizar
> Quem era JAIRO? O popular homem em Israel, “chefe na sinagoga”, representava religiosidade, respeito, alguém que era procurado para dar conselhos e fazer preces. > Estou certo de que Jairo encontrou muita dificuldade para chegar a Jesus.
> Ele era um líder da sinagoga e as sinagogas eram praticamente fechadas para Jesus por causa de suas atividades no sábado e a oposição aos Fariseus.
> Tinha um cargo importante CHEFE DA SINAGOGA; supervisor geral mantinha ordem nos cultos, escolhia quem faria leitura das escrituras ou dirigia o grupo de oração.
> JAIRO era um homem popular, religioso, respeitado, era um líder, tinha autoridade.
> Bem diferente da mulher do flux de sangue era considerada pecaminosa pelo sua enfermidade, era rejeitada e era mulher.
Quebrando paradigmas quebrando modelos e padrões.
Divisões
(v.22) O paradigma da religião.
> Ele caiu aos pés de Jesus: Jairo era um homem de autoridade. Mas ele reconheceu autoridade maior de Jesus.
> Quantos estão escondidos dentro da religião, levando uma vida de miséria espiritual.
> Vem no culto de domingo, mais La fora é mentiroso, fofoqueiro, só faz intriga, falso.
(M T 28: 20 e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.)
(v.23) O paradigma do preconceito.
> O que vão pensar de mim. ( você já pensou o que JESUS, pensa de você )
> O que minha família vai falar.
> Agora vou virar fanático.
( LC 9 : 61 Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus. ) Quem olha para traz.
(v.35) O paradigma da incredulidade.
> Quantos não recebem o milagre por dar ouvido a os incrédulos.
> Quantos não crescem espiritual por ter um coração incrédulo.
> Basta uma dificuldade um problema uma luta, já manifesta a incredulidade.
> O que é incredulidade é falta, de Fé e sem Fé é impossível agradar a DEUS.
> Sem Fé não tomamos posse das promessas.
> A incredulidade nos afasta de DEUS.
(HEBREUS 3: 12 Vede irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; )
OBS: Jairo, um homem que deixa pra trás toda religiosidade, orgulho, importância e se lança aos pés de Jesus num ato de humilhação. Mas eu entendo que não há ninguém que conheça melhor a dor humana do que o próprio Senhor Jesus.
Conclusão
> O que você precisa que JESUS ressuscite hoje?
> Que você já esta dando por morto! ( JAIRO era sua filha)
1. Sua vida espiritual.
2. Sua família.
3. Sua saúde.
4. Sua alegria, a sua paz, seus sonhos, seus projetos, suas finanças, suas forças.
> Qual é o milagre que você esta precisando hoje.
> Que paradigma você precisa quebrar hoje.
OBS: JESUS manda dar de comer a menina sabe o que aprendemos que depois do milagre temos que continuar alimentando para que não morra. (v.43)
Introdução
> O ser humano não foi criado para viver só, mais para viver em comunhão, como é difícil ter que viver isolado, das pessoas seja preso ou a prisão de uma enfermidade. > Como é dura a realidade do isolamento, o isolamento produz solidão, angustia e medo. > E muitos estão isolados fisicamente e espiritualmente, presos ou enfermos no pecado.
Tema: Ingratidão gera morte ( LC 17: 11-18) > Quantos tem morrido na ingratidão?
Textualizar
> Jesus tinha um ministério itinerante na Palestina, Estava indo a Jerusalém para ser crucificado. No caminho, passando pela GALILÉIA e SAMARIA, entrou numa aldeia. > Na entrada daquela aldeia, Cristo encontrou dez leprosos, os quais pararam de longe. > Por que eles não se aproximaram? A lei determinava que o leproso ficasse isolado da sociedade por causa da doença que era contagiosa, conforme era estabelecido pela lei. > Não possuíam qualquer perspectiva do ponto de vista humano. Além se serem vítimas de uma doença degenerativa, incurável e mortal, sofriam com a discriminação e o preconceito. > HOJE, DA MESMA FORMA, MUITAS PESSOAS SE ENCONTRAM DOENTES E SEM ESPERANÇA DE CURA, ARRASADAS, SEM DEUS, SEM PAZ, SEM ESPERANÇA. PRECISAM ENCONTRAR JESUS COM URGÊNCIA.
> JESUS SE IMPORTA COM OS ENFERMOS, SOLITÁRIOS, DEPRIMIDOS, MARGINALIZADOS PELO PRECONCEITO, COM AQUELES QUE A SOCIEDADE ABANDONOU À PRÓPRIA SORTE. > Por esta razão estamos aqui hoje porque JESUS se preocupou com nossas vidas.
Divisões ( pontos importantes dois tipo de pessoas )
(v.13) Ficaram longe e gritaram JESUS, MESTRE e não de SENHOR. > Muitos querem JESUS e os milagres, mais não JESUS Senhor. É ser dono de nossas vidas. > Precisa de JESUS mais querem continuar longe. ( Só preciso de um milagre só )
(v.14) A obediência é a chave do milagre. Qual tem sido o comando para sua vida hoje. > IDE o ide de JESUS tem feito parte do nosso crescimento na caminhada com Cristo. > Todos que tem obedecido tem recebido cura, libertação, transformação de vida. > Qual tem sido “o ide mais importante” para hoje (MATEUS 28: 19)
> Então, o Mestre lhes deu uma ordem: "Ide, e mostrai-vos ao sacerdote" (Lucas 17.14). > O sacerdote era responsável pelo diagnóstico. Era ele quem podia confirmar a cura.
"E, indo eles, ficaram limpos" (Lucas 17.14). A OBEDIÊNCIA DEMONSTRA A FÉ. Não adianta crer e ficar parado. Em muitas situações, a ação deve acompanhar a fé.
OBS: A grande lição para nós é a atitude de um que não foi curado mais salvo, este é o grande desejo de DEUS. (1 TM 2:4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. )
> O único que entendeu o comando de JESUS. Ide e mostrai ao sacerdote. Que é o nosso sacerdote hoje. (HB 4: 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.) (HB 9: 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação),
>JESUS É O NOSSO SACERDOTE A QUEM TEMOS QUE SE APRESENTAR.
(v.15,16) Nos mostra a forma que precisamos nos apresentar.
> DANDO GLORIA e PROSTANDO A OS PÉS DE JESUS.
VAMOS CONHECER AS QUALIDADES DES HOMEM.
1. Qualidade Reconhecimento. Gera?
a) Confiança.
b) Agradecimento.
2. Qualidade Gratidão.
a) Quem tem um coração Grato é Agradável.
3. Qualidade Humilde. Humildade gera?
a) Submissão
b) Respeito
c) Passividade
4. Qualidade Sinceridade. Sinceridade gera?
a) Franqueza, verdadeiro.
b) Lealdade, Fidelidade.
OBS: O que esta nos faltando hoje para sermos, curado do pecado da lepra que tem nos destruído, e tudo que esta em nosso redor.
Conclusão
(v.19) Três ponto importante para vitoria
1. Levanta-te ( nossa vitoria é de pé lutando)
2. Vai (ninguém pode ir se primeiro não vim a te JESUS.
3. Tua fé te Salvação ( de ter a certeza da nossa salvação.
Introdução
> Você sabe qual é o melhor lugar que podemos estar. > Neste lugar encontramos a bênção, depositamos as nossas cargas, e ofertamos o nosso melhor, recebemos proteção, paz, alegria, cura, perdão, libertação e a melhor salvação. > E foi nesse lugar que muitos homens e muitas mulheres da Bíblia experimentaram o melhor de Deus. Sabe qual lugar é esse? Aos pés de Jesus.
Tema. Atitude de um coração arrependido ( LC 7:36-50)
Textualizar
> Tem muitas pessoas que se arrepende de seus atos e pecados, mais não tem a atitude de mudar de vida de abandonar o pecado.
> Nesta passagem de JESUS vamos aprender uma grande lição, de se arrepender e mudar de vida. > Nesta passagem encontramos um coração acusador o Fariseu. (v.39) > Mais o grande foco aqui é de aprender com a mulher de ter um coração arrependido e de como ela venceu e foi salva. (v.37,38)
Divisões
1- (v.37) De ter atitude de Ir até Aos pés de Jesus. > Esse é o lugar mais abençoado no mundo. ( MT 11:28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.) > Esse é a posição mais apropriada para todos os homens. (Todo joelho vai dobrar) > Aos pés de Jesus encontro perdão, descanso, alegria, paz, amor, cura, libertação. (Dt 33: 3 Na verdade ama o seu povo; todos os seus santos estão na sua mão; postos serão no meio, entre os teus pés, e cada um receberá das tuas palavras).
2- (v.37 )Atitude de Mostra uma oferta um vaso de alabastro com unguento. > Um perfume muito caro. ( Um sacrifício ) > Um ato de gratidão por Jesus.( De demonstrar o amor por Jesus) > De alguém que conhecia princípios da palavra. (“…Nenhum deles deverá apresentar-se ao SENHOR de mãos vazias: cada um de vocês trará uma dádiva conforme as bênçãos recebidas do SENHOR, o seu Deus.” (Dt 16.16 e 17)
3- (v.38) Toda atitude gera uma ação. Prostrou, Chorou, Enxugou, Beijou, Ungiu. > O grande destaque na vida desta mulher para nós aprendermos é; A) Sua coragem: Não se deixou deter por nada para chegar até o Senhor, mesmo como pecadora rejeitada, entrou na casa do fariseu. ( Coragem para abandonar o pecado ) B) Seu arrependimento: Seu coração desejou a paz. ( De nós arrepender profundamente )
C) Sua humildade: Lavou os pés do Senhor. ( Lavar os pés é servir ao Senhor na obra) D) Seu amor: Enxugou, beijou e ungiu os pés do Senhor. O seu amor por Jesus também é tão genuíno? ( Quem ama obedece e pratica a palavra )
O grande aprendizado para nós termos um coração arrependido é.
4- v.44) Disse a Simão ( Você fala Disse para mim)
> Não me deste água para os PÉS; ( OBS: que lavava os pés dos hóspedes era os serviçal) ( os empregado) 1. Significa Servir. 2. Deixar as pessoas a vontade. ( Se sinta em casa )
> Não me deste ósculo (beijo): Modo de saudação usado no Oriente desde os tempos patriarcais, entre pessoas do mesmo sexo. A) Significa: Um ato profundo de respeito com a pessoa de Jesus. B) Significa Intimo afeto para com o seu caráter e para com o abra de Jesus. (seu ministério)
> Não me ungiu a cabeça com óleo; Ungir a cabeça com óleo era ato de educação e gentileza para com os hóspedes e visitantes. A) Significa: Respeito. B) Significa: Reconhecimento.
Conclusão
> Estar aos pés do Mestre é encontrar a vida, o conforto, o consolo, salvação. > Uma lição é que esta mulher não abriu a boca. > Tem pessoa que depois de receber o perdão de DEUS fica se justificando para as pessoas. > A tua fé te salvou, vai-te em paz. Primeiro ela veio ate JESUS. (Salmo 95: 6 Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.)